Pular para o conteúdo principal

Estou Assim... Não Sou Assim.

O destino não é uma questão de sorte; é uma questão de escolha.
Não é algo pelo que se espera, mas algo a alcançar.


Willian Jennings Bryan
(1860-1925)

Jack London, jornalista e ativista norte-americano, disse: “A verdadeira função do homem é viver, não apenas existir”. Muitos de nós apenas passamos pela vida, ficamos a deriva aguardando que uma onda nos leve até a praia. Acreditando que um milagre nos livrará dos problemas que criamos, e não aceitamos que as pedras foram plantadas pela nossa insensatez, e os destroços foram deixados pela nossa ignorância.

Na Umbanda vivo ainda uma infância, não me considero nenhum conhecedor profundo da filosofia, portanto, ela como qualquer outra religião possui o objetivo primário de mostrar-nos o menor, ou o melhor caminho para chegarmos até ao PAI. Não há milagre, não adianta frequentarmos a gira achando que nossas vidas vão mudar como num passe de mágica, sem esforço. Em Lucas 11:9, está escrito “pedir, e dar-se-vos-á”, porém o pedir de Jesus, é um corolário do “buscai, e achareis”, é necessário um passo adiante. DEUS não nos desampara desde que tenhamos a coragem de mudar nossos caminhos, desvencilhando-nos de velhas roupagens. Ou seja, se há espinhos nos machucando os pés, mudemos, então, o rumo, assim as dores se aliviarão, ou até cessarão, aos nossos passos. Não nos enganemos, criamos os problemas, temos que resolvê-los.

Logicamente os guias podem apresentar as pedras que deixamos ensinando-nos o caminho como um farol em noite escura, mas vale um adendo, o amor não se ensina, se conquista. No entanto, essa aquisição está intimamente ligada à reforma interior, que nada mais é, do que a mudança de rumo descrita anteriormente. Para que as orientações dos guias façam “modificações” reais em nossas vidas, temos que permitir, caso contrário suas palavras não passarão de frases vazias e sem sentido. Jesus a mais de dois mil anos, nos orienta o caminho, e nós continuamos a trilhar sobre as pedras, sangramos nossos pés, mas não deixamos o caminho errado. Como se diz no coloquial, seria cômico se não fosse trágico: Essa situação se assemelha ao bêbado que vai implorar ao guia para deixar de cair na rua, mas sem largar o vício do álcool.


Em síntese, não adianta frequentar a gira; a reunião espírita; a missa; a reunião evangélica, sem o real objetivo de mudança, caso contrário, seremos como aquele cachorro que com raiva do movimento, fica o tempo todo tentando morder o próprio rabo.

Um Operário.

Comentários

  1. Olá, meu nome é Jandiara e incorporo a Vovó Maria de Guiné ... sempre procuro algum ponto ou mesmo a história da minha Vovó, mas nada acho ... poderia me dizer alguma coisa sobre ela, se possível? Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga,

    Infelizmente não temos noticias desse magnifico personagem, já que, nos ligamos mais na obra, que no autor.

    Entendemos que “Vovó Maria de Guiné” é apenas uma roupagem fluídica utilizada por um espírito, que através de seu aparelho carnal busca sua evolução. O que há na Internet são apenas especulações, conjecturas. Mesmo, cada espírito que utiliza essa roupagem, tem um trato diferente nas giras, pois, trabalha sobre as regras de uma falange, ou grupo. Além é claro, de ter sua personalidade.

    Portanto, não é que uma lenda diz uma coisa, que aquele espírito faça, ou seja aquilo.

    Trabalhar com incorporação é maravilhoso, independente do espírito que venha se manifestar.

    Sarava
    Um Operário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dízimo da Umbanda

“Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.” M alaquias 3: 8-10   Nosso espiritualismo de terreiro segue a premissa Cristã do daí de graça, aquilo que de graça recebeu, pelo menos, em determinados terreiros. Forte argumento que demonstra que o único interesse de Cristo era, sem dúvida alguma, a salvação. Porém, devemos entender que a casa espiritualista que frequentamos e trabalhamos têm suas obrigações: são impostos, contas de consumo, suprimentos para os trabalhos, entre muitas outras despesas, o que todos devem concordar não ser justo ficarem unicamente sobre

Incorporado ou não? Eis a questão.

Parafraseando Sócrates, nada sei. Não sou especialista em nada, nem pesquisador considero-me. Quem sabe um curioso das coisas que me rodeiam, leitor talvez. Faço aqui apenas um arranjo, com as flores daqueles que sabem, e a eles saúdo. Quando iniciei minha caminhada pelo espiritualismo de terreiro ( belíssima definição de Swami Sri Rama-tys , ou simplesmente Ramatis , para nossa sagrada Umbanda, que adotarei daqui para frente ), algumas questões muito me incomodavam: será que sou eu, ou será que é o espírito? Será que depois de tantos anos estudando sobre a mistificação, estarei agora mistificando? Ou será que minha mediunidade é puramente anímica? Tudo não passa de um sonho, de atavismos que trago de outros momentos que não resolvi, e agora estou exteriorizando através desse trabalho tão maravilhoso? O que pensar? Essas questões são emblemáticas, no tocante a incorporação na Umbanda, por não haver um estudo mais aprofundado da doutrina. Nós que seguimos esse sagrado c

Quiumbas

A minha pequena experiência me indica o quanto é importante o estudo, principalmente para aqueles que desejarem se enveredar por esse difícil caminho do trabalho espiritualista. Porém, em nosso espiritualismo de terreiro a questão “estudo” é pouco cogitada, e sempre deixada em segundo plano, ou pior, até mesmo nunca aplicado nos centros umbandistas. Com isso a possibilidades de equívocos são enormes, facilitando demasiadamente a atuação dos quiumbas nas giras, assim, perturbando e desequilibrando o ambiente.   Mas o que são quiumbas? Kiumbas , Quiumbas ou Exus pagãos , são espíritos trevosos ou obsessores . No site Wikipédia encontramos uma definição bem abrangente. Quiumba esclarece o site:   “São espíritos que se encontram desajustados perante a Lei, provocando os mais variados distúrbios morais e mentais nas pessoas, desde pequenas confusões, até as mais duras e tristes obsessões. Se comprazem na prática do mal , apenas por sentirem prazer ou por vinganças , calcad