Pular para o conteúdo principal

Quiumbas

A minha pequena experiência me indica o quanto é importante o estudo, principalmente para aqueles que desejarem se enveredar por esse difícil caminho do trabalho espiritualista. Porém, em nosso espiritualismo de terreiro a questão “estudo” é pouco cogitada, e sempre deixada em segundo plano, ou pior, até mesmo nunca aplicado nos centros umbandistas. Com isso a possibilidades de equívocos são enormes, facilitando demasiadamente a atuação dos quiumbas nas giras, assim, perturbando e desequilibrando o ambiente.
 
Mas o que são quiumbas?
Kiumbas, Quiumbas ou Exus pagãos, são espíritos trevosos ou obsessores.

No site Wikipédia encontramos uma definição bem abrangente. Quiumba esclarece o site:
 “São espíritos que se encontram desajustados perante a Lei, provocando os mais variados distúrbios morais e mentais nas pessoas, desde pequenas confusões, até as mais duras e tristes obsessões. Se comprazem na prática do mal, apenas por sentirem prazer ou por vinganças, calcadas no ódio doentio. (...).
Vivem no baixo astral, onde as vibrações energéticas são densas. Este baixo astral é uma enorme egrégora formada pelos maus pensamentos e atitudes dos espíritos encarnados ou desencarnados. Sentimentos baixos, vãs paixões, ódios, rancores, raivas, vinganças, sensualidade desenfreada, vícios de toda estirpe, alimentam esta faixa vibracional e os Kiumbas se comprazem nisso, já que sentem-se mais fortalecidos.
Os Kiumbas, por não terem leis nem regras, podem se manifestar dentro de uma corrente de Quimbanda ou Batuque quando a conduta for deturpada pelo
médium, podendo inclusive tomar o lugar do Exu Guardião de um médium de má conduta mediúnica.
É comum médiuns que trabalham com magia negra, feitiçarias e afins terem afastadas as suas próprias entidades, que atuam somente nas leis de Deus, e serem substituídas por pseudo-entidades que se apresentam como se fossem as suas entidades, mas são na realidade Kiumbas.
Mediunicamente, quando um Kiumba assume a frente da mediunidade de uma pessoa, devido a sua má postura e opção pelo mal propriamente dito, a vida desta pessoa tende a envolver-se de doenças, rebeldias, vícios, deturpação sexual, aversão social e intolerância ao meio, afundando-se em trevas de seus próprios desejos e vaidades.”
 
Portanto, temos constantemente casos de médiuns distraídos, que se deixam levar por esses espíritos. Pois como afirma o Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, a mediunidade é como uma árvore, ao educá-la você abre uma grande “copa” para o além, que se não for cuidada, fica vulnerável a ação desses obsessores. É nesse ponto que entra o estudo, ligado, é claro, intimamente com a reforma íntima.

Ao estudar, por exemplo, a escala espírita (LE), aprendemos que existem espíritos imperfeitos que se comprazem exclusivamente com a prática do mal (espíritos da décima classe ou impuros). Eles estão sempre a espreita e prontos para atrapalhar tudo aquilo que é feito para o bem, isso pelo simples desejo de destruição, por acharem prazeroso agirem assim. Incorporados ou não dão conselhos pérfidos, tentando desacreditar o médium e o trabalho, além, é claro, de insuflar a discórdia, disfarçando-se em uma incorporação de preto velho, baiano, exu, etc., para melhor enganar.

Ainda, afirma o Livro dos Espíritos: “Nas manifestações, reconhecem-se esses Espíritos pela linguagem: a trivialidade e a grosseria das expressões, entre os Espíritos como entre os homens, é sempre um índice de inferioridade moral, senão mesmo intelectual. Suas comunicações revelam a baixeza de suas inclinações e, se eles tentam enganar, falando de maneira sensata, não podem sustentar o papel por muito tempo e acabam sempre por trair a sua origem.”. Ou seja, deixam o “rabo de fora”, como se diz no coloquial.

Disse William ShakespeareO diabo pode citar as Escrituras quando isso lhe convém”.  Com o médium desavisado, sem o conhecimento básico espírita, o obsessor faz o que desejar, sem nenhum escrúpulo orienta o consulente a caminhos e situações que vão levá-lo ao fundo do poço. Destruindo assim, toda uma estrutura criada para o bem, até com o fechamento do terreiro, levando seus trabalhadores junto.

Os quiumbas vivem mais frequentemente em colônias no umbral. Umbral, segundo André Luiz, “é estado ou lugar transitório por onde passam as pessoas que não souberam aproveitar a vida na Terra.”. Essa definição encontra-se no livro Nosso Lar, psicografado por Francisco Cândido Chavier. Porém, existem grupos que vagam por todos os lugares sem rumo certo, buscando suas vítimas entre nós, Espíritos invigilantes, que em determinados momentos fugimos dos caminhos ensinados Pelo Amado Mestre de Nazaré, escancarando nossas porteiras psíquicas facilitando a entrada em nossas vidas desses irmãos trevosos.

Com a desmoralização da Umbanda por chefes de terreiros inescrupulosos que insistem em trabalhar exclusivamente em nome do lucro pessoal, os chamados quiumbas encontraram terreno fértil, e grande oportunidade de trabalho voltado exclusivamente ao mal, já que, todo trabalho desenvolvido para nosso Pai Oxalá segue a premissa contida em Mateus: 10-8...dai de graça, o que de graça recebeu.” O bem portanto, não dá lucro monetário aos ambiciosos, mas sim, um imenso lucro espiritual aos que buscam a fé verdadeira, a caridade pura, e o esforço na tarefa abençoada de ajudar sem ver a quem.

Então como identificar um quiumbas incorporado?
Como foi elucidado acima, os quiumbas são espíritos com um único objetivo, a prática do mal. Portanto, basta observar suas pequenas e grandes atitudes:

·         Preto velho, por exemplo, nunca trataria um filho(a) com aspereza, não é da natureza paterna, ou da conhecida doçura que lhe é peculiar. As almas que escolhem essa roupagem fluídica são aquelas que justamente desejam transmitir pelo amor e afabilidade sua mensagem, tranquilizando dessa forma corações sofredores e, já debilitados pelos desafios vividos;

·         Os baianos com seu linguajar próprio consegue envolver os consulentes com uma humildade transbordante, e sem muita enrolação passam a mensagem necessária com muita sinceridade. Com palavras esdrúxulas e, frases cheias de neologismos, conseguem manter a consulta alegre, aliviando assim os corações mais chorosos.
Apesar também de ser uma roupagem fluídica, a incorporação de baiano, é sempre envolta em muita simplicidade e educação. Não existem na Umbanda, baianos intelectuais, com linguagem erudita, ou até mesmo grosseira.

·         Os Exus segundo o site WikiPédia, “Exu é o orixá da comunicação. É o guardião das aldeias, cidades, casas e do axé, das coisas que são feitas e do comportamento humano.  São sérios, e corretos, mas sem abrir mão de momentos de descontração. Não gostam de ser contrariados, porém sempre prontos a ajudar. O exu da linha verdadeira de umbanda não aceita sacrifício de animais, não pede sangue, ou qualquer oferenda que envolva valores monetários. Ele é guardião, e seu trabalho na umbanda é exclusivamente para o seu crescimento, sendo assim, para ajudar nunca ao contrário.

Portanto, baseado em pequenas observações, todos somos capazes de identificar uma incorporação séria, daquela comandada pelos marginais do astral. Os Guias sérios não fazem promessas mirabolantes de melhora, explicam o que os consulentes têm que fazer para manter o equilíbrio. Mostra o caminho como um farol em noite escura, orientando.

Aqueles que prometem algo em troca de alguma vantagem para si ou para o seu “cavalo”, não são dignos de credibilidade, não trabalham na verdadeira linha umbandista ditada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas. Muito cuidado!

Às vezes nós no afã de uma solução, aceitamos aquilo que é jogado a nossa frente como correto, muita cautela com essa atitude, com certeza, estaremos agravando uma situação que já pode ser insuportável.

Sugestão:
Cada linha possui em essência suas características de incorporação e trabalho. Essas informações estão registradas em livros, sites, blogs, revistas e jornais especializados. Pesquise, procure, informado dificilmente você será enganado.


Espírito obsessor ou quiumbas é a mesma coisa que espírito sofredor?

Vamos novamente recorrer ao Livro dos Espíritos de Allan Kardec.

Na terceira ordem onde se enquadram os espíritos impuros, temos, portanto cinco classes, a décima classe, citamos acima (dos espíritos impuros) aqueles voltados exclusivamente ao mal. Mas nesta escala, temos também a sétima classe, aquela onde estão os espíritos neutros.

Kardec explica: “Nem são bastante bons para fazerem o bem, nem bastante maus para fazerem o mal; tendem tanto para um como para outro, e não se elevam sobre a condição vulgar da humanidade, quer pela moral ou pela inteligência. Apegam-se às coisas deste mundo, saudosos de suas grosseiras alegrias.” Esses espíritos estão ao nosso lado, buscam os encarnados por afinidade de gostos, ou por vingança, geralmente reclamando algo que acreditam ainda possuir, ou por necessidade.

Muitas pessoas os confundem com quiumbas (obsessores), porém esses irmãos (sofredores) fazem por necessidade e por afinação; já aqueles por pura maldade, suas vitimas nada valem para eles.

Em fim, todo trabalho realizado para o bem deve ser embasado na oração, através dela nos unimos com o alto, com o perfeito, com Oxalá. Longe disso, abrimos nossos campos energéticos para esses infelizes que hora ou outra irão reclamar aquilo o que lhe é de direito. Estude e pense.

Sarava.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dízimo da Umbanda

“Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.” M alaquias 3: 8-10   Nosso espiritualismo de terreiro segue a premissa Cristã do daí de graça, aquilo que de graça recebeu, pelo menos, em determinados terreiros. Forte argumento que demonstra que o único interesse de Cristo era, sem dúvida alguma, a salvação. Porém, devemos entender que a casa espiritualista que frequentamos e trabalhamos têm suas obrigações: são impostos, contas de consumo, suprimentos para os trabalhos, entre muitas outras despesas, o que todos devem concordar não ser justo ficarem unicamente sobre

Incorporado ou não? Eis a questão.

Parafraseando Sócrates, nada sei. Não sou especialista em nada, nem pesquisador considero-me. Quem sabe um curioso das coisas que me rodeiam, leitor talvez. Faço aqui apenas um arranjo, com as flores daqueles que sabem, e a eles saúdo. Quando iniciei minha caminhada pelo espiritualismo de terreiro ( belíssima definição de Swami Sri Rama-tys , ou simplesmente Ramatis , para nossa sagrada Umbanda, que adotarei daqui para frente ), algumas questões muito me incomodavam: será que sou eu, ou será que é o espírito? Será que depois de tantos anos estudando sobre a mistificação, estarei agora mistificando? Ou será que minha mediunidade é puramente anímica? Tudo não passa de um sonho, de atavismos que trago de outros momentos que não resolvi, e agora estou exteriorizando através desse trabalho tão maravilhoso? O que pensar? Essas questões são emblemáticas, no tocante a incorporação na Umbanda, por não haver um estudo mais aprofundado da doutrina. Nós que seguimos esse sagrado c