Pular para o conteúdo principal

Momento de Oração

 ::. MOMENTO DE ORAÇÃO – 007 – MAIO DE 2017 .::

Em Deuteronômio 31: 08, diz assim: “8O SENHOR é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes.

A vitória sem DEUS não é duradoura, diz a Bíblia. O SENHOR deve estar à frente de tudo em nossas vidas, somente assim as conquistas se tornarão perduráveis segundo sua vontade.

Quando inicio um novo dia, rogo ao PAI sua proteção, o domínio de minhas fraquezas, verdades que ainda são minhas, mas que ferem o coração do nosso CRIADOR. Do momento que O aceitei como a LUZ de meu caminho, aos poucos devo me libertar de minhas mazelas, ações que alias no frigir dos ovos me prejudicam muito além daquilo que imagino. Assim os desafios são criados em nossas vidas.

Damos, ainda, muita ênfase as “perdas” passadas, nos esquecendo que DEUS não nos deixa só, lembremos de Isaías 43 18:19 que diz assim, “18Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.
19Eis que faço coisas novas, que está saindo à Luz; porventura, não o percebeis?”.

Outra parte crucial para todos nós que almejamos o crescimento espiritual, e o “perdão”. Aqueles de nós que não perdoa trocam conquistas grandiosas, por pequenas máculas que só conseguem nos arrastar as depressões, nos afastando daquilo que o PAI mais ama, suas criaturas. Mas como perdoar? Para algumas pessoas trata-se da impossível ação de esquecer... Não é assim que o perdão se processa em nossas vidas, pelo simples fato que o pensamento é indelével, não se apaga nunca. No O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo X, nas instruções dos Espíritos diz assim: “Meus amigos, sedes indulgentes porque a indulgência seduz, acalma, corrige, enquanto que o rigor desanima, afasta e irrita.” (José, espírito protetor. Bordeaux, 1863).          

::. Vamos Orar .::

Abençoado PAI, nos ensine seguir seus caminhos com confiança, e crer em uma vida só de vitórias, mas não crendo apenas quando as coisas vão bem. Aprendendo a aceitar o seu “não”, pois desse não se dará nossa libertação.

Trate SENHOR da nossa forte personalidade, que nos joga impiedosamente em brigas intermináveis, que muitas das vezes nem nos lembramos porque se iniciou.

Nos ensine a perdoar, mesmo sob pena de não ter a permissão de citar a oração de Jesus na parte em que peço perdão, afirmando que perdoarei sem restrições. Portanto, ensina-nos a amar o SENHOR sobre tudo que existe, e ao nosso próximo como a nós mesmos.

Que assim seja!

::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::.


::. MOMENTO DE ORAÇÃO – 006 – MARÇO DE 2017 .:: 

Em Romanos 02: 05-12, diz assim: “5Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas conta ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de DEUS, 6que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento: 7a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade; 8Mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça.
9Tribulações e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego; 10glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego.


11Porque para com DEUS não há acepção de pessoas.
12Assim, pois, todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão; e todos os que com lei pecaram mediante lei serão julgados ”.

É incrível como somos fracos no trato conosco e com os nossos. Mesmo sabendo que estamos buscando caminhos contrários às leis de DEUS, e com consequências inelutáveis, mesmo assim, seguimos nossas intuições erradas. Esquecemos das palavras contidas no livro de Gálatas, que diz claramente que DEUS não se deixa escarnecer, achamos que conseguiremos esconder dos Olhos que a Tudo Vê, a nossa fraqueza de cada dia.

Mas, com os demais somos implacáveis, julgamos sem perdão, até as pequenas coisas. Esquecemos que Jesus nosso mestre maior, nos incita ao perdão, nos orientando a amar incondicionalmente. Porém, mesmo assim, levantamos em defesa de uma moralidade dissonante, descortinando uma fraqueza, um momento de invigilância, martirizando aquele(a) que errou, como se nunca tivéssemos cometido um erro.

Como falar de amor, sem saber amar? Como falar de perdão, sem perdoar? Como ser indulgente, sem compreender a fraqueza alheia?

Pensemos em Jesus que ao ser pregado na Cruz, ainda sim, orou pelos algozes, pedindo a piedade do PAI. Amar sem perdão, e como orar sem fé. Mesmo falando bonito aos olhos dos menos atentos, nossas palavras não passam do teto.        

::. Vamos Orar .::

Abençoado PAI, nos ensine a compreender nosso irmão do caminho, e a entender que não somos melhores que ninguém, portanto, não temos a mínima condição de julgar.

Dá-nos SENHOR a sensibilidade para compreender nossa pequenez, e que estamos aqui para ajudar-nos na difícil tarefa de chegar até VÓS. Aprender, SENHOR, a estender a mão amiga nos momentos de queda, pois, em qualquer instante haverá de ser nossa vez de ir ao chão, quando também necessitaremos de uma mão abençoada há nos levantar.

Não permita que as lágrimas cheguem aos nossos rostos, sem que haja uma palavra amiga para nos consolar. Que nenhuma voz se erga a nos confundir perante o perdão, e que o amor prevaleça na sua mais bela e humilde aparência.

Ensina-nos a amar o Senhor sobre tudo que existe, e ao nosso próximo como a nós mesmos.

Que assim seja!


::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::.

 ::. MOMENTO DE ORAÇÃO – 005 – FEVEREIRO DE 2017 .::




Em Mateus 10: 08, diz assim: “Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graças daí ”.

DEUS em seu imensurável poder conhece nosso intimo, e sabe quando estamos prontos ao trabalho em sua seara. Porém, muito de nós estamos preocupados apenas conosco, não visualizamos as oportunidades benditas vindas do PAI, onde temos o ensejo de juntar tesouros imperecíveis nos céus. Mas, o que fazemos com perfeição é desvirtuar esse caminho, é tentar tirar vantagens do sofrimento alheio, onde a fraqueza rouba a razão, engessa o conhecimento ao ponto de cortinar as soluções mais simples aos desafios. É nesta curva crucial da vida que os oportunistas se valem de promessas infundadas, para enganar, roubar e até matar os mais fracos.

Quando JESUS orienta seus apóstolos “dar de graça” aquilo que recebeu do PAI, foi com a legitima intenção de distribuir as benções com o amor puro da caridade santa, e não com o interesse sujo dos mercadores da fé.

O trabalho realizado para DEUS deve ser executado com o coração voltado ao bem, com humildade, e muito amor. Lembremos da 1 epístola aos coríntios 13 1:13, que nos lembra da importância do “amor” nos nossos dias. A pureza de sentimentos, e a sinceridade.

Não deixe que o espírito da ganância entre em seu trabalho religioso, que o amor prevaleça em todo o momento, buscando sempre o bem dos necessitados, levando Paz e reconforto aos corações.

::. Vamos Orar .::

Abençoado PAI, nos dê sabedoria para realizarmos nosso trabalho da melhor maneira, envolvendo todos os nossos irmãos em uma atmosfera de muito amor.

Que seus filhos sejam envolvidos pelo seu abençoado amor. Que minha vida se fortaleça, pois também necessito de tua proteção e minha vida, para que meu trabalho no bem se fortaleça em cada dia, assim transferindo ao meu irmão as vibrações que emanam cristalinas dos céus.

PAI me utiliza sempre em sua obra bendita, para que eu seja instrumento na vida de outros irmãos.

Ensina-nos a amar o Senhor sobre tudo que existe, e ao nosso próximo como a nós mesmos.

Que assim seja!  

::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::.


 ::. MOMENTO DE ORAÇÃO – 004 – JANEIRO DE 2017 .:: 


Em Isaías 43: 18 e 19, diz assim: “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.
Eis que faço coisa nova, que está saindo à Luz; porventura, não o percebeis?... ”.




2016 parou no tempo, neste ano aconteceram várias coisas que nos afetaram: foram separações, desemprego, conflitos, doenças, falta de dinheiro. E o futuro continua toldado sem a mínima perspectiva de melhora. São casos de corrupção, promessas infundadas com objetivo único de enganar um povo que somente conhece o sofrimento.

Em 2016 assisti no hospital em que me trato uma atendente com semblante triste, noticiar ao doente que o convênio não havia liberado o seu tratamento. Que completa falta de compaixão; Ouvi com pesar o relato de vários desencarne. Irmãos que compartilharam comigo do mesmo desafio; Vi pessoas desesperadas com o conhecimento dos tumores que surgiram. Sem confiar no PAI

Podemos é claro nos curvar aos problemas, ou seguir de cabeça erguida em busca de uma solução.

O seu problema é falta de emprego, se encha de confiança, e faça do próximo ano o seu melhor, para sua carreira; O problema é separação, repensem as atitudes tomadas, que se transformaram em escombros emocionais, acabando logicamente em separação; Se a doença bateu em sua porta, aprenda que não significa o fim, mas um novo começo, só que agora sendo carregado pelas mãos seguras de DEUS, só é necessário confiar, e entregar sua vida de forma sincera a ELE.

Não baixe sua cabeça aos desafios, cresça com eles. Observe onde estão os erros que ocasionaram esses problemas. Saiba que todas as soluções estão a uma distância que pode ser vencida por você, basta se concentrar em suas escolhas.

Não faça neste novo ano promessas distantes. Prometa perdoar mais, amar mais, praticar a caridade verdadeira, ter indulgência, ter maior resiliência frente aos novos e atuais desafios, orar mais, ter fé. São escolhas que estão ao seu alcance, e com a garantia de que suas reclamações serão bem menores no final de 2017.
::. Vamos Orar .::

Abençoado PAI, prepare um ano melhor para todos os seus filhos, ensina-nos a perdoar nossas mágoas passadas, a compreender mais, a ter maior força frente aos problemas.

PAI me utiliza neste novo ciclo para ajudar meus irmãos do caminho. Ser instrumento em sua obra bendita. Muda minha vida...

Senhor ajude-me a reconhecer meus erros, erros esses que me levaram a tal situação de sofrimento, tendo oportunidade de mudar meu caminho, assim deixar essa situação de sofrimento.

Ensina-nos a amar o Senhor sobre tudo que existe,
e ao nosso próximo como a nós mesmos.

Que assim seja!


::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::.


::. MOMENTO DE ORAÇÃO – 003 – DEZEMBRO DE 2016 .::



O Salmo 30 verso 5 diz assim: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. Existem momentos na vida que a tristeza invade nosso ser sem pedir licença, muda as nossas convicções nos empurrando para um mar de lágrimas tão profundo, que torna impossível visualizarmos uma saída sem ajuda. Nossos olhos se anuviam de tal forma que nos assemelhamos as crianças perdidas, em busca das mãos seguras de seus pais. Sentimos-nos fracos e fracassados, caídos e destruídos.



Nesta curva crucial da vida, onde desesperadamente buscamos placas sinalizadoras, é que entra a necessidade dos apoios a nos manter em pé. Amparando-nos com o mínimo de dignidade, munindo-nos dessa força anímica que emana do Criador. Sustentando-nos, a exemplo do bambu, que enverga, mas não se quebra. Essa força chama-se, no meu caso especifico: Oxalá. Mas nome não importa, chamam-no de Jesus, Emanuel, Príncipe da Paz, Ungido, Alfa e Ômega, etc. O que importa na verdade é aquilo que vem após conhecermos Seu nome, o Seu poder, e principalmente o Seu imensurável amor.



Oxalá, por intermédio de sua incontável falange de guerreiros da Fé, levantou-me, tirou-me do charco lamacento das ilusões terrenas, me transportando para uma casa de imensa LUZ, onde descobri além de outras coisas que poderia ser útil na tarefa do bem maior. Ignorei as palavras venenosas dos parasitas da fé sem raciocínio, me apegando no ensinamento bíblico contido no livro  Mateus que diz: “A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons”. Os frutos que encontrei na Umbanda foram aqueles pregados pelo Kardecismo: perdão, indulgência, caridade, amor ao próximo, resiliência frente aos desafios, compaixão, etc.



Portanto, para me levantar necessitei do amor Maior vindo do PAI por intermédio de Jesus, meu Amado Oxalá, e sua digníssima falange de guias a me orientar o caminho.



::. Vamos Orar .:: 



Abençoado PAI, nos fortaleça nos momentos de fragilidade, quando não reconhecemos sua proteção, não sentimos sua presença. Nestes momentos sei que estás junto a mim, mas o desespero é tamanho que somente consigo enxergar minha própria dor. 

Senhor ajude-me a compreender minhas mazelas, que me levaram a tal situação de sofrimento, assim, tendo a oportunidade de mudar o caminho. E deixar essa situação de desconforto, Abençoado PAI me guie com sua mão segura. 

Ensina-nos a amar o Senhor sobre tudo que existe, e ao nosso próximo como a nós mesmos.

Que assim seja!

::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::.

::. MOMENTO DE ORAÇÃO – 002 – NOVEMBRO DE 2016 .::

Em Marcos 8: 36 diz assim: “O que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” As vezes a vida oferece-nos vantagens que aos olhos dos mais distraídos figuram um bom negócio, porém a máscara do inimigo é clara e evidente aos olhos mais atentos.

São dividas com promessa de renovação fácil; pessoas interessadas em algo, assim nos oferecendo “vantagens”; desviados que até oferecem o corpo em busca de algo, ou mesmo dinheiro. Diversas são as coisas que tentam nos iludir, mas quando as cortinas se abrem, os problemas começam a eclodir até que tudo perca total controle.

O Psicólogo Rossandro Klijey costuma dizer em suas palestras: “Tem gente que tem realmente problema, outros acham que tem problema, e tem gente que é o problema”. Quando não vigiamos nossas decisões, e as realizamos por impulso, fugindo do conselho de JESUS em Mateus 26: 41 nos tornamos os problemas em nossas vidas. Assim, acreditamos fortemente, que os guias, ou a religião Y ou Z, a casa espírita ou o terreiro têm obrigação de nos tirar do buraco que nós mesmos cavamos. Claro que isso não tem nenhum fundamento. A partir do momento que vigiamos nossas vidas, os desafios se tornam menores e até desaparecem, pois, eliminaremos o principal agente de nossa derrocada: nos mesmos!

Insisto em dizer, não adianta ficar prostrado, aguardando na porta do centro, acreditando que todos os nossos problemas sejam extirpados sem as devidas responsabilidades, buscando que os espíritos façam milagres em nosso lugar. Somos os causadores dos desafios, devemos ser, portanto, a solução. O guia está ali para mostrar o caminho, não para caminhar por nós.

Ouçam, não haverá mudança sem esforço, afinal houve esforço para pratica o erro, então, para o bem não pode ser diferente. Certo?


::. Vamos Orar .::



Abençoado PAI, nos ensine a vigiar nossos passos Senhor, assim não cairemos nas armadilhas do inimigo que a todo o momento nos chamam a imperfeição. Somos seres ainda em construção, não conseguimos enxergar as obras malignas que nos rodeiam, e constantemente somos tragados pelo mal. Por esse motivo necessitamos a sua mão Amiga a nos guiar nos caminhos que ainda não são claros aos nossos olhos.



Ensina-nos a esperar o momento correto. A não ter ambição, ou cobiça pelas coisas desse mundo, já que, o maior tesouro está em sua pátria de Luz.



Ensina-nos a amar o Senhor sobre tudo que existe, e ao nosso próximo como a nós mesmos.




Que assim seja! 
::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::. ::.

::. MOMENTO DE ORAÇÃO – 001  OUTUBRO DE 2016 .::

Em Mateus 7: 7 esta escrito: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis. Batei, e abrir-se-vos-a”. Entendemos de modo errado que a oração é uma atividade passiva. Oramos com a intenção de que os espíritos venham e façam a nossa parte, porém se continuarmos a leitura do evangelho de Mateus no capitulo 7, entenderemos que o versículo 8 é um corolário do versículo 7, quando diz: Pois tudo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á”. É necessário um passo adiante, um esforço.

A prece nasce das fontes da alma, na feição de simples desejo, que emerge do sentimento para o cérebro, transformando-se em pensamento que é à força de atração. Assim entende Emmanuel como se processa a oração. Na verdade muito de nós entendemos que a oração é apenas uma forma de pedir e aguardar, que o céu fará a nossa parte e tudo será resolvido sem a necessidade da nossa intervenção, ledo engano. Quando dirigimos nossas petições a DEUS é para dizer-Lhe o que deseja nosso coração, mas como dizia o professor Paulo Freire, ter esperança do verbo esperançar, não ficar a deriva aguardando que uma onda nos leve a praia.

No livro “Nosso Lar”, Lísias amigo de André Luiz naquela cidade, quando é questionado por ele (André) quanto aos desejos de reencontro que tinha, Lísias responde: “a prece é dividida em três etapas, primeira pedir; segunda saber esperar, terceira merecer". Essa última é justamente o passo adiante, quando mostramos ao PAI que temos a capacidade de mudar, de ser útil a Sua obra de amor, Ele nos devolve com aquilo que passamos a merecer. Em Romanos 8.28 diz assim: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a DEUS, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Então, vamos nos tornar merecedores ao nosso Amado PAI.

::. Vamos Orar .::

Amado PAI, nos ensina a orar conforme seu desejo. Somos claramente seres imperfeitos, mas com o firme propósito de nos reformar interiormente, com objetivo de melhor sermos úteis aos nossos irmãos do caminho.

Ensina-nos a esperar o Seu momento que é o correto; a aceitar o seu não, e principalmente, a nos esforçarmos a merecer seu consentimento.

Ensina-nos a amar o Senhor sobre tudo que existe, e ao nosso próximo como a nós mesmos.

Que assim seja!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dízimo da Umbanda

“Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.” M alaquias 3: 8-10   Nosso espiritualismo de terreiro segue a premissa Cristã do daí de graça, aquilo que de graça recebeu, pelo menos, em determinados terreiros. Forte argumento que demonstra que o único interesse de Cristo era, sem dúvida alguma, a salvação. Porém, devemos entender que a casa espiritualista que frequentamos e trabalhamos têm suas obrigações: são impostos, contas de consumo, suprimentos para os trabalhos, entre muitas outras despesas, o que todos devem concordar não ser justo ficarem unicamente sobre

Incorporado ou não? Eis a questão.

Parafraseando Sócrates, nada sei. Não sou especialista em nada, nem pesquisador considero-me. Quem sabe um curioso das coisas que me rodeiam, leitor talvez. Faço aqui apenas um arranjo, com as flores daqueles que sabem, e a eles saúdo. Quando iniciei minha caminhada pelo espiritualismo de terreiro ( belíssima definição de Swami Sri Rama-tys , ou simplesmente Ramatis , para nossa sagrada Umbanda, que adotarei daqui para frente ), algumas questões muito me incomodavam: será que sou eu, ou será que é o espírito? Será que depois de tantos anos estudando sobre a mistificação, estarei agora mistificando? Ou será que minha mediunidade é puramente anímica? Tudo não passa de um sonho, de atavismos que trago de outros momentos que não resolvi, e agora estou exteriorizando através desse trabalho tão maravilhoso? O que pensar? Essas questões são emblemáticas, no tocante a incorporação na Umbanda, por não haver um estudo mais aprofundado da doutrina. Nós que seguimos esse sagrado c

Quiumbas

A minha pequena experiência me indica o quanto é importante o estudo, principalmente para aqueles que desejarem se enveredar por esse difícil caminho do trabalho espiritualista. Porém, em nosso espiritualismo de terreiro a questão “estudo” é pouco cogitada, e sempre deixada em segundo plano, ou pior, até mesmo nunca aplicado nos centros umbandistas. Com isso a possibilidades de equívocos são enormes, facilitando demasiadamente a atuação dos quiumbas nas giras, assim, perturbando e desequilibrando o ambiente.   Mas o que são quiumbas? Kiumbas , Quiumbas ou Exus pagãos , são espíritos trevosos ou obsessores . No site Wikipédia encontramos uma definição bem abrangente. Quiumba esclarece o site:   “São espíritos que se encontram desajustados perante a Lei, provocando os mais variados distúrbios morais e mentais nas pessoas, desde pequenas confusões, até as mais duras e tristes obsessões. Se comprazem na prática do mal , apenas por sentirem prazer ou por vinganças , calcad