Pular para o conteúdo principal

Olhar a Vida para além da vida


Se tivermos um instante para reflexões, e olharmos atentamente a nossa volta, inevitavelmente constataremos que a morte é a grande senhora de tudo o que é criado, seja de uma forma ou de outra. Pois tudo que existe, está, e isso é fato, submetido à segunda lei da termodinâmica: à entropia1. Portanto, como se conhece sobejamente, utilizamos, ou se é utilizado, todo capital energético até morrer. Tudo Isso ainda é um grande mistério, sejamos espíritas, espiritualistas, evangélicos, católicos, não conseguimos ainda captar a ideia de DEUS. Por mais que tenhamos sidos imbuídos ao longo de nossa formação com o conceito da “morte” como única certeza, ela ainda não é muito clara em nossas mentes.

Para muitos ela é o fim, outros a vêem como um grande buraco negro que nos conduzirá para outras dimensões ou, para novas moradas, existem ainda aqueles que entendem que ficaremos adormecidos em nossos túmulos aguardando o “Juízo Final” pregado pelos fanáticos, etc. Mesmo aceitando a visão espírita como a mais coerente, dentre as existentes, da vida após a morte, tenho como base de crença que não há uma vida pra além da morte, entendo que a vida começa pelas mãos Criadoras do PAI, e não termina nunca. Ela passa em estágios, atravessando experiências, se construindo, se remontando, se somando, lapidando-nos como um buril de Luz, talhando em nosso perispírito todos os ensinamentos vividos. Por isso não vivemos pra morrer como dizem os existencialistas, nós atravessamos os umbrais para renascer em outro nível. 

Ter essa certeza que continuamos dentro dessa grandiosa rede, instalada e administrada por DEUS, soberano amante da vida, nos dá um desafogo maior, uma tranquilidade e firmeza para caminhamos sem medos futuros, e com possibilidades para desfrutar mais de todas as coisas. Mas a grande sacada disso, é que somos nós os engenheiros dos pilares desse futuro, onde a esperança é o componente que dá a liga da massa que unirá os tijolos de nossas estradas. Concordo com Leonardo Boff2 quando afirma que a dinâmica do ser humano é o princípio esperança. Esperança então, não é uma virtude como muitos pregam, mas é aquele motor que sempre nos abrem novos horizontes, que faz com que melhoremos a sociedade, que nos ínsita a lutar para sermos melhores, essa energia é pra mim o que chamamos de DEUS.

Temos a “morte” como um drama e uma angústia. Suportar a separação material é um grande desafio, que em muitos casos não conseguimos superar. Tudo em nós clama por vida sem fim. Paulo (Romanos 7: 24)3 gritava: “Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?”, E respondia (Romanos 7: 25)3: “Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor...”. Essa é mais uma prova irrefragável que a essência do cristianismo é a vida imortal. Então, porque não aceitar que não morremos? Porque insistir com uma ideia de fim, quando tudo nos empurra para o eterno? Paulo nos mostra que a vida se mostrou mais forte que a morte inaugurando assim uma sintropia superior. Criando um significado maior para essa viagem, como um tipo de existência não mais ameaçada pela doença e pela morte. Por isso a continuidade não pode ser entendida como ressurreição, que é a reanimação de um cadáver, a exemplo de Lázaro. Mas como uma revolução dentro da evolução idealizada por DEUS, como um galgar a um tipo de ordem vital não mais submetida à segunda lei da termodinâmica, não gastamos a energia vital, ela é inesgotável. Gastamos sim, os elementos construtores desse escafandro protetor do “eu” imortal, que se transformará através das reencarnações e, de acordo com as necessidades. 

Assim a vida mortal se transfigura no processo de evolução, ela alcançou tal densidade de realização que a morte não consegue mais penetrar nela e fazer sua obra devastadora. Meu pai existe, minha sogra existe, nossos amados nos aguardam e, aquela angústia milenar desaparece, enxugando minhas lágrimas e sossegando meu coração, cansado de tanto perguntar por esse sentido de vida imortal. Enfim, o futuro se antecipa e completamente escancarado desemboca feliz, apontando para uma vida além desta que conhecemos.

Independente da fé, a crença na reencarnação, ou simplesmente na continuidade, constitui uma preciosa oferta para todos os que apostam em algo além da vida. Em razão disso, a alternativa não é vida ou morte, mas vida e evolução. Já que, seguimos pela vida a fora como na belíssima canção de Arlindo Cruz4:
E vai ter sempre à sua frente
Como um rival permanente
Como um eterno oponente
O dia de amanhã
Alegria, surpresa, tristeza, decepção
Palavras sempre vivas nesse mundo cão
Buscando sim, achando o não
E mesmo assim não pode deixar de lutar
E sempre tentando encontrar a luz
Cada vida um destino
Cada destino uma cruz



Um Operário.


Bibliografia
  1. http://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Lei_da_Termodin%C3%A2mica
  2. http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_Boff
  3. http://www.bibliaonline.com.br/acf/rm/7
  4. http://pt.wikipedia.org/wiki/Arlindo_Cruz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dízimo da Umbanda

“Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.” M alaquias 3: 8-10   Nosso espiritualismo de terreiro segue a premissa Cristã do daí de graça, aquilo que de graça recebeu, pelo menos, em determinados terreiros. Forte argumento que demonstra que o único interesse de Cristo era, sem dúvida alguma, a salvação. Porém, devemos entender que a casa espiritualista que frequentamos e trabalhamos têm suas obrigações: são impostos, contas de consumo, suprimentos para os trabalhos, entre muitas outras despesas, o que todos devem concordar não ser justo ficarem unicamente sobre

Incorporado ou não? Eis a questão.

Parafraseando Sócrates, nada sei. Não sou especialista em nada, nem pesquisador considero-me. Quem sabe um curioso das coisas que me rodeiam, leitor talvez. Faço aqui apenas um arranjo, com as flores daqueles que sabem, e a eles saúdo. Quando iniciei minha caminhada pelo espiritualismo de terreiro ( belíssima definição de Swami Sri Rama-tys , ou simplesmente Ramatis , para nossa sagrada Umbanda, que adotarei daqui para frente ), algumas questões muito me incomodavam: será que sou eu, ou será que é o espírito? Será que depois de tantos anos estudando sobre a mistificação, estarei agora mistificando? Ou será que minha mediunidade é puramente anímica? Tudo não passa de um sonho, de atavismos que trago de outros momentos que não resolvi, e agora estou exteriorizando através desse trabalho tão maravilhoso? O que pensar? Essas questões são emblemáticas, no tocante a incorporação na Umbanda, por não haver um estudo mais aprofundado da doutrina. Nós que seguimos esse sagrado c

Quiumbas

A minha pequena experiência me indica o quanto é importante o estudo, principalmente para aqueles que desejarem se enveredar por esse difícil caminho do trabalho espiritualista. Porém, em nosso espiritualismo de terreiro a questão “estudo” é pouco cogitada, e sempre deixada em segundo plano, ou pior, até mesmo nunca aplicado nos centros umbandistas. Com isso a possibilidades de equívocos são enormes, facilitando demasiadamente a atuação dos quiumbas nas giras, assim, perturbando e desequilibrando o ambiente.   Mas o que são quiumbas? Kiumbas , Quiumbas ou Exus pagãos , são espíritos trevosos ou obsessores . No site Wikipédia encontramos uma definição bem abrangente. Quiumba esclarece o site:   “São espíritos que se encontram desajustados perante a Lei, provocando os mais variados distúrbios morais e mentais nas pessoas, desde pequenas confusões, até as mais duras e tristes obsessões. Se comprazem na prática do mal , apenas por sentirem prazer ou por vinganças , calcad