Pular para o conteúdo principal

Umbanda de Todos nós

Não me julgo autoridade em nada, principalmente no que diz respeito a essa belíssima filosofia de amor e caridade. Hoje tateio esse novo caminho, como um inexperiente aluno nos primeiros dias de escola, aprendendo o B-A-BA, buscando assim, ser útil a DEUS e aos irmãos espirituais na bendita tarefa de ajudar aos atrasados, como eu, na longa jornada evolutiva.

A Umbanda neste momento de minha marcha rumo ao altíssimo, é além de tudo uma escola, onde aprendo a conviver com as diversidades, exercito a tolerância, e o amor. Nessa tarefa de Luz, aprendi o verdadeiro significado da humildade, onde espíritos, que outrora eu imaginava-os trevosos, estenderam as mãos em minha direção e, me proporcionaram novo sentido para a vida.

Mas também, encontrei o lado “negativo” do terreiro. E por incrível que possa parecer não oriundo do astral, mas sim, daqueles que se escondem por trás de máscaras de cordeiros, vestidos em peles de lobos famintos. Infelizes deles, pois, “A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros”.

Franco, DIVALDO PEREIRA,
pelo espírito Joana de Angelis,
Do Livro: Alegria de Viver


Manter-se alerta na vida é condição sine qua non, para se alcançar segurança no caminhar, já dizia sabiamente nosso Mestre Jesus (Mateus 26: 41). Para o trabalhador espírita ou espiritualista, esse é um ponto fundamental para se alcançar êxito na tarefa abraçada. Nós os espiritualistas umbandistas, membros ou frequentadores, dessa doutrina de Luz, constantemente somos “bombardeados” por vibrações negativas daqueles, que por algum motivo escuso desejam acabar com os trabalhos. Algumas das vezes, esses “inimigos” da Umbanda, são os próprios trabalhadores, alias, os mais perigosos, que se vestem com a imagem do bem, mas no íntimo buscam o mal, a mentira, dando abertura a inveja, a maledicência, a sensualidade, etc.

Alguns até chegam ao ponto de utilizar a imagem do Guia, para externar sua fúria, ou atacar aquele ao qual guarda sentimentos baixos. Ledo engano, acreditar que esse tipo de comportamento será tratado de forma compassiva pela espiritualidade, e pela própria consciência. Paulo, com divina sabedoria nos ensinou em Gálatas 6: 7: “De DEUS não se zomba, tudo aquilo que o homem semear, certamente colherá”.

A Umbanda é Luz Divina quando mantém suas bases nas leis do Caboclo das Sete Encruzilhadas, portanto, quando se trabalha com amor e dedicação, respeito e compreensão, justiça e caridade, acende-se uma LUZ tão radiante nas trevas que incomoda. Por esse motivo os ataques, quando externos, se vestem de justificativas infundadas e atreladas a trechos trabalhados das escrituras, que retirados do contexto original, servem de desculpas aos “papagaios” da fé sem raciocínio, e dos gaviões devoradores de carniça. Pobres criaturas, utilizando o nome do ALTÍSSIMO para enganar os mais distraídos. Pobres daqueles que também se deixam enganar, pela palavra comodismo, escorando-se em promessas absurdas, que taxam DEUS como um ser pequeno e, escravo das ambições desmedidas daqueles que se acham espertos.

Por momento deixemos esses infelizes...

Outro ponto importante para manter um terreiro saudável, é guardar cautela sobre o orgulho. Kardec em o Livro dos Médiuns, capítulo XX - item 228 nos informa que o “orgulho”, e a imperfeição moral que os nossos irmãos ignorantes mais se utilizam para prejudicar o médium, pois, é a imperfeição que menos aceitamos. Portanto, alertemo-nos a isso, a Umbanda, é uma religião do povo e para o povo. Não permita que agradecimentos e elogios, possam extraviá-lo do bom caminho. Ser médium é além de tudo, sermos devedores, e que pela misericórdia divina, estamos aqui nesta condição, para primeiramente nos aprimorarmos, depois sermos úteis nas mãos magnânimas dos Espíritos superiores. Pensemos nisso antes de tomarmos qualquer trabalho como nosso, ou qualquer Guia como empregado. Os Espíritos trevosos fazem concessões daquilo que “buscamos” até eles conseguirem o que desejam, depois, é claro, exigirão um preço muito além daquele que temos condições de pagar, por um bem que achávamos ter, e na verdade não tínhamos.

Não nos enganemos nada fica oculto aos olhos do além.

A mediunidade meus irmãos, se sustenta na base do amor, e do respeito, não há Espírito evoluído, ou buscando seu aperfeiçoamento, que manifeste sua força em médiuns sem o mínimo de moral. Por esse motivo, temos que nos manter vigilantes, para não cairmos nas teias bem armadas dos obsessores.

“ALERTA contra esta proliferação de "babás" e "babalaôs" que, por esquinas e vielas, transformaram a nossa Umbanda em cigana corriqueira, enfeitada de colares e louças de vidro, e, ao som de tambores e instrumentos bárbaros, vão predispondo mentes instintivas e excitações, geradoras de certas sensações, que o fetichismo embala das selvas africanas aos salões da nossa metrópole”.

  Silva, W.W. da Matta e, Livro: Umbanda de Todos Nós,
  Compêndio Hermético, Parágrafo 4, 14ª Edição, 2011,
  Ícone Editora


Fique alerta com os enganadores de “poste”, a vida possui um caminho pré-alinhado com a sua necessidade reencarnatória, então, buscar o impossível fora dessa linha, é buscar dívidas desnecessárias. A magia sempre fascinou a mente humana. Os fiéis ignorantes da nossa filosofia trouxeram para os supostos “terreiros umbandistas”, ritos “mágicos” para impressionar os mais desligados. Para Esses, podemos compará-los aos propagadores dessa prosperidade pregada em algumas denominações, que são verdadeiras fábricas de sevandijes da fé. Aqueles que desejam o melhor e reclamam a justiça do alto, se dizem “perfeitos”, mas com um coração podre e maldoso. Sem se melhorarem, culpam os outros pelos fracassos, desilusões, e dores, que a vida lhes entregam. São os sepulcros caiados, como dizia Jesus (Mateus 23: 27).

Os bons Espíritos não se expõem ao ridículo, e nem perdem tempo com o superficial. Se o trabalho for rodeado de firulas, desconfie...

Vemos a seguir nas palavras do escritor um chamado a nossa atenção, é tempo de descortinar a imagem verdadeira e protetora desses guerreiros da Umbanda Sagrada, e deixarmos de lado, portanto, as negativas, dando o real valor a sua força. Essas afirmações são como flechas incandescentes lançadas na tentativa de queimar ou destruir toda obra desenvolvida por esses justiceiros do Astral:


“ALERTA contra este surto de idolatria-fetichista, incentivada pelas incontáveis estátuas de bruxos e bruxas e, particularmente de umas, que asseveram seres dos Exus tais e tais, de chifres e espetos em forma de tridente que pretendem assemelhar a mitológica figura do DIABO, mas todas, fruto do tino comercial dos "sabidos", IDEALIZADAS NAS FÁBRICAS DO GÊNERO, já compondo ou “firmando” congas, cultuadas entre “comes e bebes” em perfeita analogia com os antigos adoradores do “bezerro de ouro”, que tanto provocou as iras de Moisés”.

  Silva, W.W. da Matta e, Livro: Umbanda de Todos Nós,
  Compêndio Hermético, Parágrafo 6, 14ª Edição, 2011,
  Ícone Editora


A real imagem desses trabalhadores incansáveis, são completamente contrarias aquilo que vemos representadas nas inúmeras páginas eletrônicas ou não. Eles são firmes é claro, mas, aqueles que trabalham diretamente ligados ao umbral inferior das consciências doentias, não podem, mostrarem-se de outra forma. Se não, aquelas, representadas pela criatividade dos infelizes que em algum momento tiveram contato direto com eles em suas andanças.

Exu representa segurança, e acima de tudo justiça. A Lei é cumprida, e não burlada nas mãos dos Exus. São temidos, pelos ignorantes, por aqueles que colocam seus interesses acima de qualquer um, ou qualquer situação. Quando se respeita a DEUS, suas Leis, e a criação, não existem motivos de se temer aos guardiões, já que, esse é o objetivo deles.

Para finalizar, respeitemos nossos irmãos os animais, a DEUS ofereça suas melhores ações, seu amor, sua compreensão, seu perdão. Melhoremo-nos, é isso que ELE deseja de nós. A Umbanda iniciada por Zélio Fernandino de Moraes, em 15 de Novembro de 1908, por orientação direta do Caboclo das Sete Encruzilhadas, não defende o assassinato de animais, e a doação de sangue como pratica. Trabalhe com os elementos da natureza, como devem ser trabalhados e respeitados. Busque na reforma íntima sua fortaleza, utilize-se das ervas, das velas, dos incensos. Mas, Jesus o sublime orientador, nos ensina, que o meio mais eficaz para crescermos na vida, e esperarmos os novos tempos em Paz é a pratica da caridade, está em Mateus 25: 31-46. Pratique essa lição do Mestre e verá que a Luz Eterna, brilhará dentro do seu coração.

Paz e Luz.

Um operário.

---.---

Sempre que chamados à crítica, respeitemos o esforço nobre dos semelhantes. Para construir, são necessários amor e trabalho, estudo e competência, compreensão e serenidade, disciplina e devotamento. Para destruir, porém, basta, ás vezes, uma só palavra. (André Luiz)

Comentários

  1. A umbanda é um caminho de luz e se apresentou-se a mim como uma linda estrada em sonho.

    Saravá irmãos de caminhada!

    ResponderExcluir
  2. Olá meu irmão, é verdade a Umbanda é um sonho, mas como qualquer sonho que não construímos, não realizamos, de nada vale. Vamos sonhar, vamos desejar, vamos ter esperança, mas aquela pregada por Paulo Freire "ter esperança do verbo esperançar".
    Paz e Luz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dízimo da Umbanda

“Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.” M alaquias 3: 8-10   Nosso espiritualismo de terreiro segue a premissa Cristã do daí de graça, aquilo que de graça recebeu, pelo menos, em determinados terreiros. Forte argumento que demonstra que o único interesse de Cristo era, sem dúvida alguma, a salvação. Porém, devemos entender que a casa espiritualista que frequentamos e trabalhamos têm suas obrigações: são impostos, contas de consumo, suprimentos para os trabalhos, entre muitas outras despesas, o que todos devem concordar não ser justo ficarem unicamente sobre

Incorporado ou não? Eis a questão.

Parafraseando Sócrates, nada sei. Não sou especialista em nada, nem pesquisador considero-me. Quem sabe um curioso das coisas que me rodeiam, leitor talvez. Faço aqui apenas um arranjo, com as flores daqueles que sabem, e a eles saúdo. Quando iniciei minha caminhada pelo espiritualismo de terreiro ( belíssima definição de Swami Sri Rama-tys , ou simplesmente Ramatis , para nossa sagrada Umbanda, que adotarei daqui para frente ), algumas questões muito me incomodavam: será que sou eu, ou será que é o espírito? Será que depois de tantos anos estudando sobre a mistificação, estarei agora mistificando? Ou será que minha mediunidade é puramente anímica? Tudo não passa de um sonho, de atavismos que trago de outros momentos que não resolvi, e agora estou exteriorizando através desse trabalho tão maravilhoso? O que pensar? Essas questões são emblemáticas, no tocante a incorporação na Umbanda, por não haver um estudo mais aprofundado da doutrina. Nós que seguimos esse sagrado c

Quiumbas

A minha pequena experiência me indica o quanto é importante o estudo, principalmente para aqueles que desejarem se enveredar por esse difícil caminho do trabalho espiritualista. Porém, em nosso espiritualismo de terreiro a questão “estudo” é pouco cogitada, e sempre deixada em segundo plano, ou pior, até mesmo nunca aplicado nos centros umbandistas. Com isso a possibilidades de equívocos são enormes, facilitando demasiadamente a atuação dos quiumbas nas giras, assim, perturbando e desequilibrando o ambiente.   Mas o que são quiumbas? Kiumbas , Quiumbas ou Exus pagãos , são espíritos trevosos ou obsessores . No site Wikipédia encontramos uma definição bem abrangente. Quiumba esclarece o site:   “São espíritos que se encontram desajustados perante a Lei, provocando os mais variados distúrbios morais e mentais nas pessoas, desde pequenas confusões, até as mais duras e tristes obsessões. Se comprazem na prática do mal , apenas por sentirem prazer ou por vinganças , calcad