Pular para o conteúdo principal

Sincretismo: OGUM

São Jorge despertou, e desperta nos mais variados povos o sentimento de fortaleza, é aquele que vestido em sua armadura de ferro, com lança e espada, luta incansavelmente pelo seu povo trabalhador, pelos mais fracos e humildes. Onde o dragão, representação alegórica do mal social, é constantemente vencido nas duras batalhas travadas.

Acredita-se que Jorge nasceu no final do século III na região da Capadócia, atual Turquia. Ficou órfão de pai ainda menino, obrigando sua mãe a mudar-se para Palestina. Foi naquele país educado para carreira militar, sua dedicação as causas do povo e o governo, levaram ao imperador Diocleciano, a lhe conferir o título de tribuno. Jorge torna-se cristão, e com vinte e três anos aproximadamente passa a residir na corte imperial romana, onde abraça altas funções.

Em dado momento, o imperador incomodado com alguns cristãos, comum naquela época, devido à histórica perseguição ao cristianismo que era considerado religião ilegal, o que mudou somente no império de Constantino Magno. Decide, portanto, eliminá-los, o que ficou conhecido como a “perseguição de Diocleciano” ou a “Grande perseguição”, Jorge então, na condição de tribuno, levanta-se contra o imperador, defendendo seus pares, e sua fé. Após ser por diversas vezes torturado, e mantendo-se bravamente com a mesma posição, é em 23 de abril de 303 d.C degolado pelos romanos, ficando esse dia dedicado a São Jorge.

A ligação de São Jorge com a lua é algo puramente brasileiro, com forte influência da cultura africana. A tradição diz que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo, seu cavalo e sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda.

Ogum na mitologia Ioruba é o orixá ferreiro, ou senhor dos metais. O próprio Ogum forjava suas ferramentas, tanto para a caça, como para a agricultura, e para a guerra. Segundo as lendas africanas, Ogum é o primeiro dos orixás a descer do Orun (o céu), para o Aiye (a Terra), após a criação, um dos semideuses visando uma futura vida humana.

De acordo com Pierre Verger, o arquétipo de Ogum é o das pessoas fortes, aguerridas e impulsivas, incapazes de perdoar as ofensas de que foram vítimas, perseguem energicamente seus objetivos e não se desencorajam facilmente. Nos momentos difíceis, triunfam onde qualquer outro teria abandonado o combate e perdido toda a esperança. Possuem humor mutável, passando de furiosos acessos de raiva ao mais tranqüilo dos comportamentos. Finalmente, é o arquétipo das pessoas impetuosas e arrogantes, daquelas que se arriscam a melindrar os outros por certa falta de discrição quando lhe prestam serviços, mas que, devido à sinceridade e franqueza de suas intenções, tornam-se difíceis de serem odiadas.

Ele é o guerreiro. Mas deve-se lembrar, que na Umbanda não existem seres mitológicos, a falange de Ogum é constituída de Espíritos desencarnados, que através de nós médiuns umbandistas, comunicam-se e desenvolvem suas atividades sempre em beneficio dos nossos irmãos necessitados.

Esses Espíritos utilizam apenas os trejeitos dessa “figura”, que os católicos consideram santo, e que para nós, é apenas um irmão mais velho, que trabalha e busca seu aperfeiçoamento, como qualquer um de nós. É lógico,  condição de desencarnado, possuí naturais vantagens sobre o encarnado, conseguem ver além da matéria, percebem sentimentos e pensamentos, podendo nos ajudar com maior eficácia, utilizando-se da força e sabedoria existente no plano Astral.

Ogum Megê é meu parceiro, meu amigo, que usa esse aparelho que DEUS me emprestou para essa reencarnação em seu trabalho no bem, é em meu entendimento, um dos meus bem-feitores, me ajudando nesta caminhada a desenvolver minha fé, minha mediunidade. Porém, acima de tudo, com seu trabalho, utilizando minha matéria, consigo de alguma forma resgatar minhas mazelas, meus débitos passados.

ÒGÚN YÈ meu Pai, Ogum!

Um operário.
Base de estudo: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ogum
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jorge
http://pt.wikipedia.org/wiki/Persegui%C3%A7%C3%A3o_de_Diocleciano
http://pt.wikipedia.org/wiki/Diocleciano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dízimo da Umbanda

“Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.” M alaquias 3: 8-10   Nosso espiritualismo de terreiro segue a premissa Cristã do daí de graça, aquilo que de graça recebeu, pelo menos, em determinados terreiros. Forte argumento que demonstra que o único interesse de Cristo era, sem dúvida alguma, a salvação. Porém, devemos entender que a casa espiritualista que frequentamos e trabalhamos têm suas obrigações: são impostos, contas de consumo, suprimentos para os trabalhos, entre muitas outras despesas, o que todos devem concordar não ser justo ficarem unicamente sobre

Incorporado ou não? Eis a questão.

Parafraseando Sócrates, nada sei. Não sou especialista em nada, nem pesquisador considero-me. Quem sabe um curioso das coisas que me rodeiam, leitor talvez. Faço aqui apenas um arranjo, com as flores daqueles que sabem, e a eles saúdo. Quando iniciei minha caminhada pelo espiritualismo de terreiro ( belíssima definição de Swami Sri Rama-tys , ou simplesmente Ramatis , para nossa sagrada Umbanda, que adotarei daqui para frente ), algumas questões muito me incomodavam: será que sou eu, ou será que é o espírito? Será que depois de tantos anos estudando sobre a mistificação, estarei agora mistificando? Ou será que minha mediunidade é puramente anímica? Tudo não passa de um sonho, de atavismos que trago de outros momentos que não resolvi, e agora estou exteriorizando através desse trabalho tão maravilhoso? O que pensar? Essas questões são emblemáticas, no tocante a incorporação na Umbanda, por não haver um estudo mais aprofundado da doutrina. Nós que seguimos esse sagrado c

Quiumbas

A minha pequena experiência me indica o quanto é importante o estudo, principalmente para aqueles que desejarem se enveredar por esse difícil caminho do trabalho espiritualista. Porém, em nosso espiritualismo de terreiro a questão “estudo” é pouco cogitada, e sempre deixada em segundo plano, ou pior, até mesmo nunca aplicado nos centros umbandistas. Com isso a possibilidades de equívocos são enormes, facilitando demasiadamente a atuação dos quiumbas nas giras, assim, perturbando e desequilibrando o ambiente.   Mas o que são quiumbas? Kiumbas , Quiumbas ou Exus pagãos , são espíritos trevosos ou obsessores . No site Wikipédia encontramos uma definição bem abrangente. Quiumba esclarece o site:   “São espíritos que se encontram desajustados perante a Lei, provocando os mais variados distúrbios morais e mentais nas pessoas, desde pequenas confusões, até as mais duras e tristes obsessões. Se comprazem na prática do mal , apenas por sentirem prazer ou por vinganças , calcad