Pular para o conteúdo principal

Águia ou Galinha

Era uma vez um camponês que foi a floresta vizinha apanhar um pássaro para mantê-lo em sua casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. Coloco-o no galinheiro junto com as galinhas. Comia milho e ração própria para galinhas. Embora a águia fosse o rei/rainha de todos os pássaros. Depois de cinco anos, este homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:
- Esse pássaro aí não é galinha. É uma águia.
- De fato – disse o camponês. É águia. Mas eu criei como galinha.
Ela não é, mas uma águia. Transformou-se em galinha como as outras, apesar das asas de quase três metros de extensão.
- Não – retrucou o naturalista. Ela é e será sempre uma águia. Pois tem um coração de águia. Este coração há fará um dia voar ás alturas.

- Não, não – insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia.
Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse:
- já que você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu e não a terra, então abra suas asas e voe! A águia pousou sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas. O camponês comentou:
- Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha!
- Não – tornou a insistir o naturalista. Ela é uma águia.
E uma águia será sempre uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã.
No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa. Sussurrou- lhe:
- Águia, já que você é uma águia, abra as suas asas e voe!
Mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas, ciscando o chão, pulou e foi para junto delas.
O camponês sorriu e voltou à carga:
- Eu lhe havia dito, ela virou galinha!
- Não – respondeu firmemente o naturalista. Ela é águia, possuirá sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma ultima vez. Amanhã a farei voar.
No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas. O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:
- Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não a terra, abra suas asas e voe!
A águia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte.
Nesse momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou com o típico kau-kau das águias e ergue-se, soberana, sobre se mesma. E começou a voar, a voar para o alto, a voar cada vez mais para o alto. Voou... voou... até confundir-se com o azul do firmamento...


Livro: A Águia e a Galinha
Leonardo Boff

...

Essa é nossa realidade, e alias sempre foi. Leonardo Boff mostra-nos através de seu belíssimo texto, como a sociedade, e as tradicionais religiões, nos orientam e nos conduzem. Eles apregoam que fomos criados à imagem e semelhança de DEUS! Mas, porém, algumas das contemporâneas filosofias, que se julgam representantes do Pai na terra nos fazem pensar como galinhas. E o pior, boa parte de nós ainda nos consideramos efetivamente galinhas. Quando na verdade, por sermos filhos do altíssimo, e co-criadores em plano menor (André Luis - Livro Evolução em dois mundos) do Universo, somos, sem dúvida nenhuma, águias.

Crer na filosofia da prosperidade como ensina as inúmeras igrejas que se autodenominam evangélicas, é aceitar a alcunha de galinha, e ainda, entregar-se ao lobo faminto. É inconcebível que em pleno século vinte e um, com tantos recursos para se alcançar o conhecimento, eles ainda insistam em manter uma filosofia de ganho feroz em nome de DEUS.

Irmãos atentem-se ao chamado. Jesus foi claro ao afirmar que a única e irrevogável forma de herdar o tão desejado paraíso é através da pratica da caridade (Mateus 25: 31-46). Portanto, sejamos então, esses operários da seara bendita, construindo um abençoado caminho de Luz, que mais tarde, sem dúvida alguma, havemos de atravessar, quando pela redentora Lei da reencarnação tivermos que retornar as experiências da carne.

Libertem-se dos aguilhões da mandriice, não seja como aqueles que buscam seus alimentos esgaravatando a terra, ou recolhendo as migalhas que caem das mesas dos que lutam. Olhe o céu como as águias, não mais através das portinholas oferecidas pelos velhacos da fé sem raciocínio, e interesseira. É isso que ELE deseja de nós.

Trabalhe no bem, espalhe a Boa Nova, pregue o real valor do Evangelho sem interesse, sem vantagens materiais (Mateus 10: 8), pois seu maior galardão estará lhe aguardando no céu onde o ladrão não rouba, e a traça não rói (Mateus 6: 19).

Os milhares de necessitados, irmãos nossos, nos convidam a isso. Vamos levantar e defender a bandeira do Cristo vivo, não daquele subjugado pela ignorância dos covardes, que comprazem em mostrá-lo em um madeiro expondo como souvenir. Levantemos sim, a espada do amor, a lança da caridade, a flecha da indulgência, o facão da tolerância. Essas são as armas de um verdadeiro cristão. Lembremo-nos sempre do brado de vitória daquEle que venceu o mundo, e foi um fiel Escudeiro de DEUS: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22: 37-39).  

Um operário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dízimo da Umbanda

“Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.” M alaquias 3: 8-10   Nosso espiritualismo de terreiro segue a premissa Cristã do daí de graça, aquilo que de graça recebeu, pelo menos, em determinados terreiros. Forte argumento que demonstra que o único interesse de Cristo era, sem dúvida alguma, a salvação. Porém, devemos entender que a casa espiritualista que frequentamos e trabalhamos têm suas obrigações: são impostos, contas de consumo, suprimentos para os trabalhos, entre muitas outras despesas, o que todos devem concordar não ser justo ficarem unicamente sobre

Incorporado ou não? Eis a questão.

Parafraseando Sócrates, nada sei. Não sou especialista em nada, nem pesquisador considero-me. Quem sabe um curioso das coisas que me rodeiam, leitor talvez. Faço aqui apenas um arranjo, com as flores daqueles que sabem, e a eles saúdo. Quando iniciei minha caminhada pelo espiritualismo de terreiro ( belíssima definição de Swami Sri Rama-tys , ou simplesmente Ramatis , para nossa sagrada Umbanda, que adotarei daqui para frente ), algumas questões muito me incomodavam: será que sou eu, ou será que é o espírito? Será que depois de tantos anos estudando sobre a mistificação, estarei agora mistificando? Ou será que minha mediunidade é puramente anímica? Tudo não passa de um sonho, de atavismos que trago de outros momentos que não resolvi, e agora estou exteriorizando através desse trabalho tão maravilhoso? O que pensar? Essas questões são emblemáticas, no tocante a incorporação na Umbanda, por não haver um estudo mais aprofundado da doutrina. Nós que seguimos esse sagrado c

Quiumbas

A minha pequena experiência me indica o quanto é importante o estudo, principalmente para aqueles que desejarem se enveredar por esse difícil caminho do trabalho espiritualista. Porém, em nosso espiritualismo de terreiro a questão “estudo” é pouco cogitada, e sempre deixada em segundo plano, ou pior, até mesmo nunca aplicado nos centros umbandistas. Com isso a possibilidades de equívocos são enormes, facilitando demasiadamente a atuação dos quiumbas nas giras, assim, perturbando e desequilibrando o ambiente.   Mas o que são quiumbas? Kiumbas , Quiumbas ou Exus pagãos , são espíritos trevosos ou obsessores . No site Wikipédia encontramos uma definição bem abrangente. Quiumba esclarece o site:   “São espíritos que se encontram desajustados perante a Lei, provocando os mais variados distúrbios morais e mentais nas pessoas, desde pequenas confusões, até as mais duras e tristes obsessões. Se comprazem na prática do mal , apenas por sentirem prazer ou por vinganças , calcad