Pular para o conteúdo principal

Após a Morte (?)

A pergunta a respeito do que acontece depois da morte pode ser confusa. A Bíblia não é explícita, e acredito que não poderia ser naquela época, quanto ao momento exato no qual alguém vai alcançar seu destino certo, pois, se há alguma coisa certa na vida corporal, é justamente a finalização dela. A Bíblia nos diz em diversos pontos que depois do momento da morte, a pessoa é conduzida ao Céu ou Inferno com base no fato de ter ou não recebido Cristo como seu Senhor e Salvador. Para os crentes, o período após o desencarne significa estar fora do corpo e na presença do Senhor (II Coríntios 5: 6-8 - Filipenses 1: 23). Para os católicos, os iníquos após a morte seguirão para punição eterna no Inferno (Lucas 16: 22-23). Para os espíritas, ou espiritualistas, que vivem de acordo com os ensinamentos dos Espíritos codificados e catalogados por Allan Kardec, a morte não existe para o Espírito eterno. Porem de acordo com eles, seguimos para os locais que nos afinamos, que a nossa consciência nos encaminha (LE - Segunda Parte – Capítulo 3º - Questões 149 a 153 a).

Exatamente neste ponto é que a confusão se faz, as filosofias existentes não se entendem, e a grande maioria tenta esconder a realidade da vida após a morte, o que, a cada dia fica mais evidente. Negar a vida espiritual é negar a DEUS, a Jesus, a Maria de Nazaré, etc. É negar a própria bíblia, e negar-se. Os protestantes a todo o momento tentam jogar na “cara” dos espíritas ou espiritualistas a alegação de Moises em Deuteronômio 28: 9-12, que proíbe a comunicação com os chamados mortos, inclusive, até, derrubando a própria tese da não existência do Espírito, já que, se não existe, por que houve a necessidade da proibição? Proibir o que não existe? É no mínimo incoerente.

Em Apocalipse 20: 11-15 é descrita a condenação daqueles que foram maus aqui, e em Apocalipse 22 o reino feliz. Isso confirma o plano espiritual pregado pelos Espíritos e catalogado por Kardec na terceira revelação, ou seja, a primeira passagem do Apocalipse fala sobre os vales de sofrimento (umbral), e a segunda dos planos felizes da criação, simples assim! Entender as escrituras, baseando-se em uma explicação lógica e racional, não irá em hipótese alguma rebaixar essa ou aquela idéia filosófica. O problema na verdade, é que, os velhacos da fé, não têm coragem de aceitar a reencarnação como verdade existencial, já que, pela Lei de Justiça onde a reencarnação se encaixa, eles com certeza seriam forçados a viver como está descrito em Apocalipse 20: 11-15.
  
Aos incrédulos de plantão, somente posso dizer uma coisa: a reencarnação existe independente da nossa crença. DEUS, na verdade, não necessita de nosso consentimento para estabelecer suas justas Leis. Ainda bem, não é verdade? Portanto meus irmãos, vamos nos alertar a essa realidade, e realmente seguir a bíblia, seguindo os passos de Jesus, quando Ele diz que devemos praticar a caridade para não sermos confundidos com “bodes” no dia da separação (Mateus 25: 31-46), que alias está bem próximo.

Não creia na filosofia da prosperidade pregada pelos lobos. Creia sim, na Justiça Divina ensinada por Cristo, e que não se alcança sem esforço próprio, sem resgate dos débitos, sem reforma íntima.

Um operário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dízimo da Umbanda

“Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.” M alaquias 3: 8-10   Nosso espiritualismo de terreiro segue a premissa Cristã do daí de graça, aquilo que de graça recebeu, pelo menos, em determinados terreiros. Forte argumento que demonstra que o único interesse de Cristo era, sem dúvida alguma, a salvação. Porém, devemos entender que a casa espiritualista que frequentamos e trabalhamos têm suas obrigações: são impostos, contas de consumo, suprimentos para os trabalhos, entre muitas outras despesas, o que todos devem concordar não ser justo ficarem unicamente sobre

Incorporado ou não? Eis a questão.

Parafraseando Sócrates, nada sei. Não sou especialista em nada, nem pesquisador considero-me. Quem sabe um curioso das coisas que me rodeiam, leitor talvez. Faço aqui apenas um arranjo, com as flores daqueles que sabem, e a eles saúdo. Quando iniciei minha caminhada pelo espiritualismo de terreiro ( belíssima definição de Swami Sri Rama-tys , ou simplesmente Ramatis , para nossa sagrada Umbanda, que adotarei daqui para frente ), algumas questões muito me incomodavam: será que sou eu, ou será que é o espírito? Será que depois de tantos anos estudando sobre a mistificação, estarei agora mistificando? Ou será que minha mediunidade é puramente anímica? Tudo não passa de um sonho, de atavismos que trago de outros momentos que não resolvi, e agora estou exteriorizando através desse trabalho tão maravilhoso? O que pensar? Essas questões são emblemáticas, no tocante a incorporação na Umbanda, por não haver um estudo mais aprofundado da doutrina. Nós que seguimos esse sagrado c

Quiumbas

A minha pequena experiência me indica o quanto é importante o estudo, principalmente para aqueles que desejarem se enveredar por esse difícil caminho do trabalho espiritualista. Porém, em nosso espiritualismo de terreiro a questão “estudo” é pouco cogitada, e sempre deixada em segundo plano, ou pior, até mesmo nunca aplicado nos centros umbandistas. Com isso a possibilidades de equívocos são enormes, facilitando demasiadamente a atuação dos quiumbas nas giras, assim, perturbando e desequilibrando o ambiente.   Mas o que são quiumbas? Kiumbas , Quiumbas ou Exus pagãos , são espíritos trevosos ou obsessores . No site Wikipédia encontramos uma definição bem abrangente. Quiumba esclarece o site:   “São espíritos que se encontram desajustados perante a Lei, provocando os mais variados distúrbios morais e mentais nas pessoas, desde pequenas confusões, até as mais duras e tristes obsessões. Se comprazem na prática do mal , apenas por sentirem prazer ou por vinganças , calcad