Pular para o conteúdo principal

Voe alto

Deus na sua insuperável sabedoria criou-nos a sua semelhança, para conquistas, vôos sublimes. Apesar disso existem aqueles que ainda insistem em viver como os vermes da terra, como os parasitas que necessitam do sangue dos mais fortes, dos que lutam. Pessoas assim, escolhem as sombras, e se dizem aguardando o melhor momento. Preferem viver na inércia de um mundo próprio, e sem sentido, ou esgaravatar em busca das migalhas que caem das mesas daqueles que lutam.

Os conquistadores, recusam-se a viver na periferia da mediocridade, preferem os riscos das alturas a segurança superficial do solo improdutivo, tais pessoas lutam pelos seus ideais, cometem erros logicamente, mas aprendem com os fracassos, e com maior segurança conquistam seus sonhos, mirando sempre para o alto. Esses arrojados batalhadores, possuem coração de águia.

Isso me faz lembrar de um livro magnífico chamado “A águia e a galinha” de Leonardo Boff. Nesse Livro Leonardo descreve uma história interessante contada por James Aggrey, político e educador do pequeno país de Gana na África Ocidental. Aggrey foi um líder, lutou pela libertação do seu povo, morreu em 1927 sem concretizar seu sonho, porém, deixou seu legado, sua luta para um outro líder chamado Kwame.

Tomando das lições do mestre, Kwame conseguiu em 1949 organizar um partido forte que pressionou a administração colonial inglesa, e o governo em Londres não viu outra saída a não ser torná-lo primeiro-ministro, e em 06 de março de 1957 proclamou a independência da Costa do Ouro, agora Gana. Pessoas como Agrrey e Kwame, a despeito das adversidades lutaram, mesmo tendo ao seu lado um povo fraco, escravizado, humilhado. Buscaram e conquitaram a vitória embora a aparência apontasse outra realidade.

A história magnífica contada por Agrrey, nos faz refletir... será que vivemos como as águias, ou ainda achamos ser galinhas? Quando o Pai nos criou, não foi para que passássemos as nossas encarnações ciscando em busca de vermes, presos a galinheiros mentais, que nos permitem enxergar apenas o horizonte de pequenas portinholas por onde são servidas as rações e a água suficiente para a nossa subsistência. Ele nos criou para vôos altaneiros, para realizarmos obras grandiosas. Existem milhares de pessoas que necessitam de nós, asilos, creches, orfanatos, hospitais, necessitam de trabalhadores dispostos a ouvir. Possibilidades de trabalhos não faltam, porém existem aqueles que preferem esperar a visita de Jesus no conforte de suas poltronas.

A felicidade a vitória depende somente de nós. A decisão de viver como galinhas ou águias, será nossa, para isso o Pai nos deu o livre-arbítrio. O vôo com certeza não será fácil, por que,  apesar de ter um corpo de águia, muitos ainda temos um coração de galinha. Mas com fé em Deus, seguindo os passos do Mestre Jesus, nos encontraremos lá... nas alturas.

Um operário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dízimo da Umbanda

“Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.” M alaquias 3: 8-10   Nosso espiritualismo de terreiro segue a premissa Cristã do daí de graça, aquilo que de graça recebeu, pelo menos, em determinados terreiros. Forte argumento que demonstra que o único interesse de Cristo era, sem dúvida alguma, a salvação. Porém, devemos entender que a casa espiritualista que frequentamos e trabalhamos têm suas obrigações: são impostos, contas de consumo, suprimentos para os trabalhos, entre muitas outras despesas, o que todos devem concordar não ser justo ficarem unicamente sobre

Incorporado ou não? Eis a questão.

Parafraseando Sócrates, nada sei. Não sou especialista em nada, nem pesquisador considero-me. Quem sabe um curioso das coisas que me rodeiam, leitor talvez. Faço aqui apenas um arranjo, com as flores daqueles que sabem, e a eles saúdo. Quando iniciei minha caminhada pelo espiritualismo de terreiro ( belíssima definição de Swami Sri Rama-tys , ou simplesmente Ramatis , para nossa sagrada Umbanda, que adotarei daqui para frente ), algumas questões muito me incomodavam: será que sou eu, ou será que é o espírito? Será que depois de tantos anos estudando sobre a mistificação, estarei agora mistificando? Ou será que minha mediunidade é puramente anímica? Tudo não passa de um sonho, de atavismos que trago de outros momentos que não resolvi, e agora estou exteriorizando através desse trabalho tão maravilhoso? O que pensar? Essas questões são emblemáticas, no tocante a incorporação na Umbanda, por não haver um estudo mais aprofundado da doutrina. Nós que seguimos esse sagrado c

Quiumbas

A minha pequena experiência me indica o quanto é importante o estudo, principalmente para aqueles que desejarem se enveredar por esse difícil caminho do trabalho espiritualista. Porém, em nosso espiritualismo de terreiro a questão “estudo” é pouco cogitada, e sempre deixada em segundo plano, ou pior, até mesmo nunca aplicado nos centros umbandistas. Com isso a possibilidades de equívocos são enormes, facilitando demasiadamente a atuação dos quiumbas nas giras, assim, perturbando e desequilibrando o ambiente.   Mas o que são quiumbas? Kiumbas , Quiumbas ou Exus pagãos , são espíritos trevosos ou obsessores . No site Wikipédia encontramos uma definição bem abrangente. Quiumba esclarece o site:   “São espíritos que se encontram desajustados perante a Lei, provocando os mais variados distúrbios morais e mentais nas pessoas, desde pequenas confusões, até as mais duras e tristes obsessões. Se comprazem na prática do mal , apenas por sentirem prazer ou por vinganças , calcad