Pular para o conteúdo principal

A Umbanda me faz mal?

Dias atrás curiosamente estava eu assistindo um desses programas sensacionalistas, promovidos pelos velhacos da fé. Em dado momento, uma pessoa, que se dizia “ex-mãe de santo”, manifesta sua indignação pela Sagrada Umbanda. Ouvia tudo, confesso, também com certa indignação.

Além de ser uma completa falta de ética promovida pela instituição religiosa mantenedora do programa. Via claramente estampado naquele espetáculo aviltante, que as pessoas não estavam ali para esclarecer, ensinar, mas, para atacar o espiritismo e o espiritualismo, sem se preocupar com a verdade. Pessoas que desejavam justificar sua falta de caráter, insultando, ofendendo, espezinhando a fé alheia, sem o mínimo de respeito.

Voltando a carga, vi que minha indignação não tinha nenhum sentido. Realmente a Umbanda deve fazer mal a esse tipo de Espírito. Compartir de tão deprimente show, é confirmar uma teoria Kardecista, que somente os iguais se atraem. Então, analisando pela lógica, uma pessoa que vibra em tão baixa faixa, deve sim, ser muito infeliz, o que alias, será em qualquer religião, seja protestante, espírita ou espiritualista.

A mediunidade é sagrada. Todos somos médiuns em diferentes graus, já nos ensinavam os Espíritos superiores. Porém, existe uma mediunidade diferente daquela comum, é a de tarefa.

Alguns de nós nascemos com objetivo de tarefa, isso em hipótese alguma nos fazem melhores que os demais. Alias, segundo os estudiosos dos fenômenos, nós os médiuns tarefeiros somos o mais devedores, pois trazemos essa condição, para a atual reencarnação com a missão primeira de resgatar nossos débitos pretéritos pelo amor (I Epístola de Pedro).

Portanto, acautelemo-nos. Lembremos das palavras de Jesus em Mateus 15: 11, quando formos insultar alguém, ou algo que para muitos represente a condição favorável naquele momento.

Talvez amigos, aquilo que passou não represente, aos nossos olhos, momentos bons, mas devemos lembrar que somos obras de nós mesmos. Ninguém é responsável pelas nossas infelicidades, pelos nossos tropeços. Nem os obsessores, já que, eles não conseguem plantar a semente do mal em nosso íntimo. O que eles conseguem, é ampliar aquilo que já possuíamos, e que são atavismos que trazemos de outros momentos, que por fraqueza adquirimos pelo nosso livre-arbítrio.

Então, não adianta culpar a comida por estarmos acima do peso.

Se seguirmos o caminho ensinado pelo Mestre de Nazaré, seremos virtuosos, próspero, felizes, isso em qualquer denominação religiosa. Deixemos agora as discussões estéreis, os ataques infundados que não levam a nada. Somente demonstram a fraqueza da fé sem raciocínio, que ainda necessitam se debruçar sobre a fé alheia, tentando diminuí-la, para se engrandecer, ou seja, fazem propaganda de cigarro para o que já tem o vício de fumar, pois somente conseguem convencer o seu publico, os papagaios da bíblia, que somente sabem repetir aquilo que ouvem nesses shows de horrores, ninguém mais.

Unamo-nos na caridade, cada qual em sua religião, é claro. Falemos de soluções; mostremos as boas obras de cada um, assim conquistaremos outros para o trabalho no bem, essa é a religião de DEUS. Amemos meus irmãos, amemos...

Utilizar um precioso tempo na TV para atacar, é um grande desperdício. Usem suas ferramentas para o bem. Não adianta tentar com ataques, ou através do medo arrebatar os verdadeiros seguidores da Umbanda Sagrada, aquela praticada com amor e caridade. Esses umbandistas já nascem feitos, e não se prestarão nunca a essas arlequinadas, onde somente faltam o nariz vermelho, e a peruca laranja.

Um operário.

Comentários

  1. Conheço Ubandistas que usam seus conhecimentos para fazerem o mal e não o bem. Contraditório não?!!!! Já que a Ubanda prega a caridade......estranho isso

    ResponderExcluir
  2. Desculpe, não vejo contradição por um simples fato, religião não é coisa de gente desonesta ou má, religião, no entanto, é coisa de gente. Porém, em religião existem pessoas desonestas e honestas, não há como fugir. Afinal ainda não somos perfeitos.
    Paz e Luz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dízimo da Umbanda

“Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.” M alaquias 3: 8-10   Nosso espiritualismo de terreiro segue a premissa Cristã do daí de graça, aquilo que de graça recebeu, pelo menos, em determinados terreiros. Forte argumento que demonstra que o único interesse de Cristo era, sem dúvida alguma, a salvação. Porém, devemos entender que a casa espiritualista que frequentamos e trabalhamos têm suas obrigações: são impostos, contas de consumo, suprimentos para os trabalhos, entre muitas outras despesas, o que todos devem concordar não ser justo ficarem unicamente sobre

Incorporado ou não? Eis a questão.

Parafraseando Sócrates, nada sei. Não sou especialista em nada, nem pesquisador considero-me. Quem sabe um curioso das coisas que me rodeiam, leitor talvez. Faço aqui apenas um arranjo, com as flores daqueles que sabem, e a eles saúdo. Quando iniciei minha caminhada pelo espiritualismo de terreiro ( belíssima definição de Swami Sri Rama-tys , ou simplesmente Ramatis , para nossa sagrada Umbanda, que adotarei daqui para frente ), algumas questões muito me incomodavam: será que sou eu, ou será que é o espírito? Será que depois de tantos anos estudando sobre a mistificação, estarei agora mistificando? Ou será que minha mediunidade é puramente anímica? Tudo não passa de um sonho, de atavismos que trago de outros momentos que não resolvi, e agora estou exteriorizando através desse trabalho tão maravilhoso? O que pensar? Essas questões são emblemáticas, no tocante a incorporação na Umbanda, por não haver um estudo mais aprofundado da doutrina. Nós que seguimos esse sagrado c

Quiumbas

A minha pequena experiência me indica o quanto é importante o estudo, principalmente para aqueles que desejarem se enveredar por esse difícil caminho do trabalho espiritualista. Porém, em nosso espiritualismo de terreiro a questão “estudo” é pouco cogitada, e sempre deixada em segundo plano, ou pior, até mesmo nunca aplicado nos centros umbandistas. Com isso a possibilidades de equívocos são enormes, facilitando demasiadamente a atuação dos quiumbas nas giras, assim, perturbando e desequilibrando o ambiente.   Mas o que são quiumbas? Kiumbas , Quiumbas ou Exus pagãos , são espíritos trevosos ou obsessores . No site Wikipédia encontramos uma definição bem abrangente. Quiumba esclarece o site:   “São espíritos que se encontram desajustados perante a Lei, provocando os mais variados distúrbios morais e mentais nas pessoas, desde pequenas confusões, até as mais duras e tristes obsessões. Se comprazem na prática do mal , apenas por sentirem prazer ou por vinganças , calcad