Pular para o conteúdo principal

Sincretismo: UMBANDA

Unir força para vencer um mal maior, essa é a definição mais abrangente do sincretismo na Umbanda. Nossa filosofia, apesar de não apresentar certa uniformidade de culto, ainda sim, tem organização, e seus seguidores em sua maioria se norteiam pelas instruções iniciais do Caboclo das Sete Encruzilhadas. 

A Umbanda não possui uma base literária, busca e aplica esse conhecimento em idéias coerentes com as Leis Divinas, e sempre embasadas no amor e na caridade. Acredito que a conceito do sincretismo que possuímos, encontra-se bem descrito no livro “Moralidades” de Plutarco, onde no capítulo “Amor Fraternal” explica que os cretenses em nome da luta contra o mal, esqueciam-se de suas diferenças, ou seja, uniam suas forças díspares, em busca de fortalecimento, do crescimento acima das adversidades, para apoiar seus semelhantes nas tribulações da vida. 

A Umbanda é justamente isso: retira do espiritismo, do catolicismo, da pejelança, e dos cultos africanos, sua força de contato e de culto. Ela na condição de religião espiritualista prega a existência pacífica e o respeito ao ser humano, à natureza, o Espírito, e a DEUS. Apesar de ser muito descriminada pelos que desconhecem suas regras e cultos, respeita todas as manifestações de fé, independentes da religião. 

Não há dogmas ou liturgia universalmente adotados entre os praticantes, o que permite uma ampla liberdade de manifestação da crença e diversas formas válidas de culto. O que é alias uma grande “pedra no sapato”, ja que, essa falta de uniformidade, leva alguns dirigentes a conduzir seus trabalhos de forma atrapalhada, praticando uma umbanda fora do conceito correto, manchando assim, seu caminho, e abrindo imensas laculas para as mais diversas interpretações contrarias a real imagem de amor e luz, que ela possuí.  

Um desses pontos “esquecidos” pelos pais e mães de santos profissionais, e aquele contido em Mateus 10: 8... de graça recebestes, de graça dai”. A pratica mediunica como fonte de sustento, ou de forma profissional, é errada, e contraria as regras ditadas por seu fundador. Portanto, afaste-se dos enganadores de poste, esse tipo de pratica, é contraria a caridade, e somente lhe apresentará uma coisa: o sofrimento. Se deseja algo para sua vida, busque sim os bons Espíritos, eles lhes inspirarão no bom caminho, e lhes ajudarão através do seu mereciomento, e sempre amparados nas LEIS de DEUS. 

O sincretismo com o catolicismo e os seus santos mantém-se na Umbanda, apenas por uma questão de tradição, pois, anteriormente fazia-se necessário como uma forma de não impressionar os mais distridos, e para que não fosse visto como algo estranho e desconhecido, e, portanto, perseguido ou anatematizado. Porém, em meu entendimento, esse cenário mudará em breve, as representações alegóricas que hoje vemos nos gongares, darão lugar aos elementos naturais, ou centros de forças dos orixás, servindo assim como ferramenta útil nas mãos dos Guias que ali se manifestam. Essas pontes de ligação hoje ainda tão necessárias desaparecerão, e em seus lugares os elementaisPrincipios Divinos, que surgirão para juntos com esses trabalhadores de DEUS, fazer da nossa Umbanda Sagrada fonde de muita LUZ e PAZ. Porém, somente para os que ainda continuarem a trilhar seus caminhos neste sacrossanto planeta de provas, expiações, e futura regeneração, nosso lugar, aquele que foi preparado por Jesus (João 14: 1-3).

Um operário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dízimo da Umbanda

“Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.” M alaquias 3: 8-10   Nosso espiritualismo de terreiro segue a premissa Cristã do daí de graça, aquilo que de graça recebeu, pelo menos, em determinados terreiros. Forte argumento que demonstra que o único interesse de Cristo era, sem dúvida alguma, a salvação. Porém, devemos entender que a casa espiritualista que frequentamos e trabalhamos têm suas obrigações: são impostos, contas de consumo, suprimentos para os trabalhos, entre muitas outras despesas, o que todos devem concordar não ser justo ficarem unicamente sobre

Incorporado ou não? Eis a questão.

Parafraseando Sócrates, nada sei. Não sou especialista em nada, nem pesquisador considero-me. Quem sabe um curioso das coisas que me rodeiam, leitor talvez. Faço aqui apenas um arranjo, com as flores daqueles que sabem, e a eles saúdo. Quando iniciei minha caminhada pelo espiritualismo de terreiro ( belíssima definição de Swami Sri Rama-tys , ou simplesmente Ramatis , para nossa sagrada Umbanda, que adotarei daqui para frente ), algumas questões muito me incomodavam: será que sou eu, ou será que é o espírito? Será que depois de tantos anos estudando sobre a mistificação, estarei agora mistificando? Ou será que minha mediunidade é puramente anímica? Tudo não passa de um sonho, de atavismos que trago de outros momentos que não resolvi, e agora estou exteriorizando através desse trabalho tão maravilhoso? O que pensar? Essas questões são emblemáticas, no tocante a incorporação na Umbanda, por não haver um estudo mais aprofundado da doutrina. Nós que seguimos esse sagrado c

Quiumbas

A minha pequena experiência me indica o quanto é importante o estudo, principalmente para aqueles que desejarem se enveredar por esse difícil caminho do trabalho espiritualista. Porém, em nosso espiritualismo de terreiro a questão “estudo” é pouco cogitada, e sempre deixada em segundo plano, ou pior, até mesmo nunca aplicado nos centros umbandistas. Com isso a possibilidades de equívocos são enormes, facilitando demasiadamente a atuação dos quiumbas nas giras, assim, perturbando e desequilibrando o ambiente.   Mas o que são quiumbas? Kiumbas , Quiumbas ou Exus pagãos , são espíritos trevosos ou obsessores . No site Wikipédia encontramos uma definição bem abrangente. Quiumba esclarece o site:   “São espíritos que se encontram desajustados perante a Lei, provocando os mais variados distúrbios morais e mentais nas pessoas, desde pequenas confusões, até as mais duras e tristes obsessões. Se comprazem na prática do mal , apenas por sentirem prazer ou por vinganças , calcad